segunda-feira, maio 13, 2024
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Como construir histórias de RPG usando Intrigas e Mistérios

Salve galhera! Espero que estejam prontos para mais uma exploração pelas maravilhas terras da construção de histórias em RPG de mesa. Hoje, vamos adentrar os caminhos pouco trilhados de intrigas e mistérios no universo de RPGs fantásticos. Preparados? Vamos lá!

Primeiro alguns alinhamentos: Esse post foi feito pensando no clássico grupo de D&D 5ed ou sistemas que trabalham a narrativa heroica ao redor de um grupo de aventureiros, heróis ou vilões. Para esse post funcionar e ser útil, é necessário a figura do grupo de aventuras. Se seu grupo não assim, talvez esse artigo não seja para você.

Criando narrativas de RPG usando Intrigas

Homem misterioso para um RPG usando Intrigas.
“Eis que surge uma figura misteriosa nos arcos na frente do templo”. Criado via IA.

As intrigas, em essência, são enigmas ou questões complexas que exigem solução ou resposta. Elas se encaixam perfeitamente nos jogos de RPG, especialmente universo do Dungeons & Dragons, Tormenta20 e outros, pois fazem com que os jogadores pensem além das habilidades de combate de seus personagens, estimulando suas capacidades cognitivas e conhecimento do universo do jogo.

Não existe um sistema de RPG que limite o uso de Intrigas e Mistérios, mas eu pessoalmente gosto muito de uma alta fantasia (muita magia), medieval e uns toques de mistérios, intrigas, enigmas e armadilhas misturados.

Qual a diferença entre Mistérios e Intrigas

Mistérios e intrigas são dois elementos fundamentais de muitas narrativas, incluindo jogos de RPG, e ambos adicionam profundidade e complexidade à trama. Embora possam ser usados de maneira intercambiável em algumas situações, geralmente são considerados distintos em termos de seus temas e estruturas.

Um mistério, em sua essência, é uma questão desconhecida que precisa ser resolvida. Isso pode se manifestar como um crime a ser solucionado, um enigma a ser decifrado, ou a verdadeira natureza ou intenção de um personagem ou objeto a ser descoberto. Mistérios geralmente exigem a coleta e interpretação de pistas, a construção de hipóteses e a aplicação da lógica e do raciocínio dedutivo para encontrar a resposta. O suspense e a satisfação vêm de descobrir o desconhecido.

Intriga, por outro lado, tem mais a ver com complexidades e complicações na trama e nas relações entre os personagens. Uma intriga envolve frequentemente segredos, traições, conflitos de interesse e manipulação, criando uma teia de relações interconectadas e eventos ocultos que os personagens devem navegar. A emoção da intriga vem de tentar entender, manipular ou desvendar as complexas redes de relacionamento e conspiração.

Embora ambos possam se sobrepor em muitas situações – por exemplo, um mistério pode ser uma parte crucial de uma trama intrigante – eles têm focos distintos. Mistérios são sobre descobrir o desconhecido, enquanto intrigas são sobre navegar na complexidade das relações e tramas.

Como implementar RPGs usando Intrigas

Implementar uma intriga não precisa ser uma tarefa complexa. O mais importante é fazer com que a intriga esteja integrada à história do jogo e que seja relevante para os personagens.

Implementar intrigas em sua sessão de RPG envolve a criação de uma rede de relações e interesses entre personagens, sejam eles NPCs ou jogadores. Comece criando os principais atores da intriga: quem tem o que a ganhar ou a perder? Quais são seus segredos, e o que eles estão dispostos a fazer para protegê-los? A resposta a essas perguntas pode fornecer a base para a intriga.

Se você tiver dificuldade em organizar isso mentalmente, eu recomendo você utilizar um mapa mental (veja abaixo). Mapa mental é uma técnica muito usada em empresas para organizar e criar ideias ou processos. Se você não gosta desse tipo de organização, pule o próximo bloco.

Implementar intrigas em uma narrativa de RPG pode ser uma maneira emocionante de envolver os jogadores, fornecendo profundidade e complexidade à história. A seguir, estão alguns passos e considerações que podem ajudar os mestres de jogo (DMs) a criar e incorporar intrigas efetivamente:

  1. Defina as Motivações: Cada personagem dentro da intriga deve ter motivações claras e específicas. Isso inclui NPCs e personagens dos jogadores. Essas motivações alimentarão conflitos, alianças e traições ao longo da trama.
  2. Crie Conflitos e Alianças: A intriga prospera em relacionamentos complexos. Criar alianças tênues, rivalidades e inimigos ocultos pode enriquecer a trama. Não tenha medo de mudar essas dinâmicas à medida que a história avança.
  3. Construa Segredos: Segredos são a espinha dorsal da intriga. Pode ser algo que um personagem esconde dos outros, um mistério que envolve o reino, ou informações que apenas algumas pessoas conhecem. Use esses segredos para impulsionar a trama e incentivar os jogadores a investigar e descobrir.
  4. Desenvolva Subtramas: Intrigas são muitas vezes compostas de várias subtramas que se entrelaçam. Essas podem ser missões menores ou conflitos paralelos que os personagens precisam resolver. A chave é garantir que eles estejam ligados à trama principal de alguma forma.
  5. Utilize NPCs Complexos: Personagens não jogáveis (NPCs) que têm seus próprios objetivos, alianças e inimizades podem adicionar uma camada de complexidade. Isso pode fazer com que os jogadores pensem mais profundamente sobre suas interações e escolhas.
  6. Fornecer Informações com Cautela: Informações são poderosas em uma trama de intriga. Dê aos jogadores acesso a informações de várias maneiras, como por meio de conversas, cartas, ou eventos, mas também mantenha algumas coisas em segredo para descobertas futuras.
  7. Esteja Preparado para Improvisar: Os jogadores podem tomar decisões inesperadas, e uma boa intriga precisa ser flexível o suficiente para acomodar essas escolhas sem perder a coerência.
  8. Recompense a Diplomacia e a Astúcia: Encoraje os jogadores a usarem suas habilidades sociais, bem como suas habilidades de combate. Negociações, persuasão e táticas inteligentes devem ser tão úteis quanto uma espada afiada.
  9. Conduza a uma Resolução Significativa: A intriga deve ter um clímax e uma resolução que reflitam as escolhas e ações dos jogadores ao longo da campanha. Isso não apenas traz satisfação, mas também fortalece o impacto da intriga na narrativa global.

Você não precisa necessariamente criar tudo dessa lista, escolha o que fizer mais sentido para você e o que é mais interessante para o perfil do seu grupo.

Como implementar um Mapa Mental de Intrigas?

  1. No centro do seu mapa mental, escreva “Implementando Intrigas”.
  2. Crie uma série de ramos principais a partir do centro. Estes podem incluir “Criação de Personagens”, “Trama Principal”, “Subtramas”, “Consequências”, e “Interação do Jogador”.
  3. Em cada ramo principal, desenhe ramos secundários com detalhes:
    • Criação de Personagens: Escreva coisas como “Personagens com interesses conflitantes”, “Personagens com segredos”, e “Personagens com objetivos pessoais”.
    • Trama Principal: Adicione elementos como “Interesses conflitantes”, “Objetivos ocultos”, e “Traições”.
    • Subtramas: Inclua pontos como “Relações pessoais dos personagens”, “Objetivos secundários dos personagens”, e “Eventos imprevistos”.
    • Consequências: Escreva aspectos como “Reação de personagens à ação dos jogadores”, “Alteração do curso da história”, e “Consequências de longo prazo”.
    • Interação do Jogador: Coloque itens como “Escolhas dos jogadores”, “Alinhamentos dos personagens”, e “Habilidades de personagens usadas”.
  4. Desenhe linhas de conexão entre ramos e sub-ramos que interagem diretamente. Por exemplo, você pode ligar “Consequências” com “Trama Principal” e “Interação do Jogador”.

Cada uma dessas ramificações é uma oportunidade para expandir ainda mais seu mapa mental, criando ramos terciários ou quaternários, conforme necessário. Essa estrutura não apenas o ajudará a organizar suas ideias, mas também facilitará a visualização das relações entre os diferentes aspectos de implementar intrigas em um RPG.

Ah e tem vários programas gratuitos para fazer isso com pouco esforço:

Mapa mental de um RPG usando Intrigas.
Exemplo de Mapa Mental que montei para uma campanha que narrei 3 anos atrás. Era uma one-shot.

Resolvendo – RPG usando intrigas

A resolução de intrigas pode variar significativamente de acordo com as habilidades e decisões dos personagens. Em nossa intriga do duque corrupto, por exemplo, um personagem carismático pode tentar liderar uma revolta popular, enquanto um personagem mais sorrateiro pode tentar incriminar o duque por algum crime.

Resolver intrigas e mistérios em um RPG pode ser um processo complexo, mas incrivelmente gratificante para os jogadores. Primeiro, é essencial que os jogadores estejam totalmente imersos na história e nos personagens envolvidos. Eles devem estar cientes das motivações e dos segredos dos personagens, entender o contexto do mistério e estar prontos para interpretar pistas. À medida que a intriga ou mistério se desenrola, os jogadores devem ter a liberdade de tomar decisões que impactem o desfecho, seja por meio de ação direta, diplomacia, traição ou mesmo evitando o conflito.

Se um jogador tiver dificuldade em resolver uma intriga devido à diferença entre sua inteligência pessoal e a de seu personagem, o mestre do jogo pode intervir com testes apropriados. Por exemplo, se um jogador não conseguir resolver a intriga, mas seu personagem é um mago com alta inteligência, o mestre pode permitir que o personagem faça um teste de Inteligência para obter uma dica.

Uma abordagem eficaz para resolver intrigas e mistérios envolve uma combinação de habilidades de personagem e estratégia dos jogadores. Por exemplo, um personagem com altas habilidades de Percepção e Insight em Dungeons and Dragons pode ser valioso para decifrar pistas ou perceber desonestidade. Da mesma forma, um personagem com habilidades sociais fortes pode ser essencial para desvendar segredos através de conversas e negociações. Além disso, os jogadores devem ser incentivados a pensar estrategicamente, considerando as implicações a longo prazo de suas ações e como elas podem influenciar o resultado da trama. O objetivo final deve ser um desfecho que seja satisfatório e coerente com as ações e decisões dos personagens dos jogadores ao longo da campanha.

Na sua execução, é vital permitir que os jogadores interajam com a intriga à sua maneira. Eles podem se aliar a um personagem, trair outro, ou tentar resolver a intriga de maneira diplomática ou agressiva. Também é importante lembrar que a intriga deve ter consequências reais no mundo do jogo. As ações dos personagens dos jogadores devem afetar o curso da intriga e, por sua vez, o desenrolar da história. Isso torna a intriga um aspecto emocionante e envolvente do jogo.

Como implementar Mistérios

Casa na flore para um RPG usando Intrigas.
Um clássica casa misteriosa perdida na floresta. Gerada com IA.

Mistérios são como enigmas, mas geralmente são mais complexos e envolvem uma série de pistas que os jogadores devem juntar. Suponha que os aventureiros estejam investigando a série de desaparecimentos numa cidade pequena. As vítimas foram vistas pela última vez perto de uma velha mansão abandonada. Um jogo de mistério seria descobrir o que está acontecendo.

Aqui, os jogadores poderiam reunir pistas, entrevistar testemunhas e, finalmente, explorar a mansão. Cada pista e cada interação seriam parte do mistério maior. O mestre poderia usar uma variedade de testes de habilidades aqui, dependendo de como os jogadores abordassem a situação.

Armadilhas, intrigas e mistérios adicionam camadas extra de desafio e diversão aos seus jogos. Não tenham medo de experimentar e misturar esses elementos. Agora, gostaria de saber quais são suas experiências com esses elementos no jogo. E se tiver algum enigma que queira compartilhar ou que gostaria que nós tentássemos resolver, por favor, comente!

Os mistérios podem também adicionar uma camada extra de intriga e suspense à sua campanha de RPG, incentivando os jogadores a pensarem estrategicamente, coletarem pistas e tomarem decisões informadas. Aqui estão alguns exemplos de como você pode usar o mistério como um dispositivo de enredo no seu jogo:

1. Mistérios do Assassinato: Um dos mais clássicos formatos de mistério, um assassinato ocorre e os personagens dos jogadores devem descobrir quem é o culpado. Nesta trama, você pode adicionar uma série de suspeitos, todos com motivos e álibis plausíveis, e deixar os jogadores vasculharem as pistas e questionarem os suspeitos para revelar o verdadeiro assassino.

2. Mistérios Sobrenaturais: Nesta trama, algo estranho e inexplicável está acontecendo, seja uma série de desaparecimentos, objetos flutuantes, ou uma voz misteriosa que só fala à meia-noite. A investigação deste mistério poderia levar os personagens a aprender sobre uma maldição antiga, uma entidade sobrenatural ou uma magia poderosa.

3. Mistérios de Tesouros Perdidos: Os personagens dos jogadores recebem um mapa ou uma pista que sugere a localização de um tesouro perdido. No entanto, para encontrá-lo, eles terão que resolver uma série de enigmas, evitar armadilhas perigosas e talvez até mesmo competir com outros caçadores de tesouros.

4. Mistérios da Identidade Secreta: Um personagem importante, talvez um membro da realeza ou um criminoso procurado, está escondendo sua verdadeira identidade. Os jogadores devem reunir pistas e desvendar a verdade antes que seja tarde demais.

5. Mistérios de Conspirações: Neste tipo de trama, os personagens dos jogadores descobrem que estão em meio a uma conspiração complexa, possivelmente envolvendo várias facções poderosas. Eles devem descobrir quem está conspirando, qual é o plano, e como detê-lo.

6. Mistérios do Passado: Um personagem dos jogadores é assombrado por visões ou sonhos de eventos passados que ele não se lembra. Essas visões podem levar a descobertas surpreendentes sobre sua herança, seus poderes, ou mesmo um perigo iminente.

7. Mistérios de Dimensões Paralelas ou Viagem no Tempo: Os jogadores encontram uma anomalia que os permite viajar no tempo ou visitar universos paralelos. No entanto, eles devem resolver o mistério de como funciona a anomalia e como podem voltar para casa.

8. Mistérios dos Monstros: Uma besta desconhecida está aterrorizando a cidade e os personagens dos jogadores são contratados para matá-la. No entanto, eles devem primeiro descobrir que tipo de monstro é e como matá-lo.

Lembre-se, a chave para criar um bom mistério no RPG é plantar pistas suficientes para que seus jogadores possam eventualmente resolver o mistério, mas não tantas que a solução se torne óbvia. Isso pode ser um equilíbrio difícil de atingir, mas quando bem feito, pode resultar em algumas das histórias mais memoráveis e envolventes do RPG.

Considerações finais

Incluir intrigas em seus jogos de RPG pode oferecer aos seus jogadores uma experiência mais rica e aprofundada, permitindo-lhes utilizar uma gama mais ampla de habilidades de personagens e encorajando a resolução criativa de problemas. Com um pouco de planejamento, você pode transformar qualquer jogo de RPG em uma história intrigante e emocionante!

E você, mestre ou jogador, como costuma lidar com intrigas em seus jogos? Compartilhe suas experiências conosco! E se tiver uma intriga favorita que gostaria de compartilhar, sinta-se à vontade para fazê-lo nos comentários!

Tem um post super complementar a esse aqui: Como usar enigmas, quebra-cabeças e outros desafios no RPG!

Mais posts meus aqui.

Eilandril
Eilandrilhttps://www.orcnroll.com
Narrador e jogador de RPG há 15 anos. Estudante apaixonado por teatro e literatura fantástica.
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