domingo, abril 28, 2024
InícioRPG de mesaGURPS 4ed: Liberdade e Versatilidade no RPG

GURPS 4ed: Liberdade e Versatilidade no RPG

Fala galera! Hoje vamos conversar sobre um sistema que, em minha opinião, traz um leque de possibilidades fantásticas para aqueles que se aventuram em suas regras e cenários: o GURPS (Generic Universal RolePlaying System) na sua 4ª edição.

GURPS é uma verdadeira lenda entre os sistemas de RPG, com uma história que se estende por mais de três décadas. Em sua quarta edição, o sistema continua firme, forte e, principalmente, versátil. Mas quais são as grandes vantagens de GURPS que o fazem destacar-se entre os RPGs de mercado? Qual a história da criação do GURPS? E como ele se classifica em relação aos três tipos de RPG: narrativista, gamista e simulacionista? Vamos responder essas perguntas juntos.

Começando pelo começo: Onde nasceu o GURPS?

O GURPS, acrônimo para Generic Universal RolePlaying System (Sistema Genérico Universal para Jogar RPG), é um sistema de regras para jogos de RPG criado pela empresa estadunidense Steve Jackson Games (SJG). Foi originalmente concebido por Steve Jackson, um dos principais designers da empresa.

Print do Site. Eu tenho certeza que nunca mudaram desde a fundação da empresa nos 80s!!!

A história da criação de GURPS começou em meados dos anos 80. Na época, a Steve Jackson Games já havia publicado jogos, mas Jackson sentiu a necessidade de um sistema de regras que fosse verdadeiramente genérico e universal, que pudesse ser usado para jogar em qualquer cenário imaginável.

O GURPS foi criado como um sistema para lidar com todos os gêneros de jogo, em contraste com muitos outros sistemas de RPG que eram desenhados especificamente para um único gênero (por exemplo, fantasia medieval, ficção científica, horror, etc). A ideia era que, uma vez que os jogadores aprendessem as regras básicas do GURPS, eles poderiam jogar em qualquer cenário, com apenas algumas modificações para se adequar à temática escolhida.

Para alcançar esse objetivo, Jackson e sua equipe se concentraram em criar regras que fossem tanto flexíveis quanto detalhadas. Eles queriam que o sistema pudesse lidar com uma ampla gama de situações, de combates realistas a diplomacia complexa, de magia poderosa a tecnologia avançada.

O primeiro livro de regras de GURPS foi publicado em 1986 e foi um sucesso instantâneo. O sistema foi bem recebido tanto por sua flexibilidade quanto por sua profundidade, e logo ganhou uma base de fãs leais. Desde então, GURPS passou por várias edições e expansões, cada uma refinando e expandindo as regras do sistema. A quarta edição do GURPS, que é a versão atual, foi publicada em 2004.

Capa do 4ed na Amazon.

O GURPS provou ser um sistema duradouro e popular, e seu legado pode ser visto em muitos outros sistemas de RPG que também adotaram uma abordagem genérica e universal. A flexibilidade e o detalhe que definem o GURPS tornaram-se uma inspiração para muitos designers de RPG ao longo dos anos.

Como funciona a criação de personagens em GURPS?

Outra grande vantagem do GURPS é a liberdade criativa que ele oferece aos jogadores. Não há classes ou raças fixas, então você pode criar qualquer tipo de personagem que imaginar. Um robô samurai em um cenário cyberpunk? Um espião alienígena infiltrado na sociedade humana durante a Guerra Fria? Em GURPS, tudo é possível. Isso significa que GURPS também é perfeito para estilos de jogo pouco convencionais. Por exemplo, um jogo onde todos os personagens são inteligências artificiais tentando sobreviver em um mundo pós-humano, ou uma campanha onde os jogadores são membros de um circo itinerante, resolvendo mistérios sobrenaturais.

Para muitos jogadores de RPG, criar um personagem é uma das partes mais empolgantes do jogo. No GURPS, a criação de personagens é uma arte por si só, oferecendo um nível de personalização que poucos outros sistemas podem igualar. Então, como exatamente funciona o sistema de pontos e atributos do GURPS? Vamos mergulhar no mundo do GURPS e descobrir.

Como funciona o sistema de Pontos de Personagem em GURPS 4 ed?

No GURPS, os personagens são criados usando pontos de personagem. Estes são gastos para comprar atributos, vantagens, desvantagens, perícias e magias. O número de pontos que os jogadores recebem para criar seus personagens geralmente é definido pelo mestre e varia dependendo do tipo de campanha. Por exemplo, uma campanha “realista” pode dar aos jogadores 100 pontos para gastar, enquanto uma campanha “super-heroica” pode dar 500 pontos ou mais.

Como funcionam os Atributos em GURPS 4ed?

Os atributos são as características fundamentais de um personagem e incluem Força (ST), Destreza (DX), Inteligência (IQ) e Saúde (HT). Cada um desses atributos começa em 10, que é considerado a média humana. Aumentar um atributo acima de 10 custa pontos, enquanto diminuir um atributo abaixo de 10 dá pontos adicionais para gastar em outras áreas. Esses atributos não apenas definem as capacidades básicas de um personagem, mas também influenciam o custo e a eficácia de várias habilidades e vantagens.

Como funcionam as Vantagens, Desvantagens e Perícias em GURPS 4ed?

Vantagens são traços especiais que dão ao personagem uma vantagem em determinadas situações. Elas podem ser qualquer coisa, desde habilidades únicas, como “Visão Noturna”, a características físicas ou mentais únicas, como “Imunidade à Magia”. Vantagens custam pontos de personagem para adquirir.

Desvantagens, por outro lado, são traços que colocam o personagem em desvantagem. Elas podem ser fobias, inimigos, ou qualquer outra coisa que possa complicar a vida do personagem. A escolha de desvantagens pode adicionar profundidade e realismo ao personagem, e o melhor de tudo é que você recebe pontos extras para cada desvantagem que escolher.

Perícias são as várias habilidades que o personagem aprendeu. Elas são baseadas em um ou mais atributos e representam tudo, desde profissões, como “Médico”, a talentos específicos, como “Escapismo”. Perícias também custam pontos de personagem para adquirir e melhorar.

Criando seu Personagem

Combinando todos esses elementos, o GURPS permite que você crie quase qualquer tipo de personagem que possa imaginar. Quer criar um feiticeiro imortal com uma fobia de aranhas? Um androide superforte com um senso de direção terrível? Um ninja acrobático que é surpreendentemente bom em cozinhar? Em GURPS, tudo é possível.

Então, da próxima vez que você estiver se preparando para uma nova campanha de GURPS, lembre-se: seus pontos de personagem são o seu passaporte para a aventura. Use-os com sabedoria, e o mundo (ou universo, ou multiverso) será seu para explorar.

GURPS é um sistema para você amar ou odiar

O GURPS está entre os vários sistemas que eu jogo. Eu amo ele para algumas coisas específicas e odeio para outras. O que a comunidade tem muita dificuldade de entender é que não existe um sistema definitivo para nada e cada sistema gera uma experiência específica em relação relação a um objetivo.

Existem poucos sistemas Simulacionistas no mercado (proporcionalmente), a grande maioria é Gamista (como o D&D, Tormenta20 e afins) e isso implica em estranheza. Mas vou tentar te contar através das minhas experiências pessoas o melhor uso do GURPS.

Quando não utilizar o GURPS 4ed?

Acho que o primeiro ponto aqui é explicar quando não usar, assim já elimino vários haters nos comentários (risos). O GURPS 4ed não deve ser utilizado se você pretende fazer um jogo super rápido, simples e objetivo, que a prioridade seja rolar os dados e não a construção de personagens.

Quando eu penso em simplicidade e agilidade, o GURPS 4ed vai para o final de qualquer lista. Então se seu grupo está começando agora, definitivamente aprender GURPS 4ed não é o melhor caminho, a menos que seja 4 engenheiros que gostem de desafios matemáticos.

Se você pretende fazer ficha no papel consultando livros. O GURPS 4ed tem quase uma centena de livros e expansões, além de contas e somas longas que tem várias origens. Se você pretende usar tudo, é completamente inviável.

Quando utilizar GURPS 4ed?

Esse título soou quase como bula de remédio, mas enfim…

A primeira e mais importante vantagem do GURPS é a sua flexibilidade. O sistema foi projetado para se adaptar a qualquer cenário que você possa imaginar, seja uma campanha de fantasia épica, um thriller de espionagem da Guerra Fria, ou uma aventura espacial no futuro distante. Se você pode sonhar, você pode jogar usando GURPS. Ou seja, se você quer viajar por vários mundos ou ficar alternando entre tipos de narrativas diferentes o GURPS é provavelmente o melhor sistema para sua mesa.

O GURPS é conhecido por suas regras detalhadas e orientadas para o realismo. O sistema tenta modelar as consequências reais das ações dos personagens, desde o peso da armadura até a precisão dos disparos. Se você está procurando por um sistema que privilegia a realidade em vez da fantasia, o GURPS não vai decepcionar.

Apesar de seu detalhamento, o GURPS utiliza um sistema de resolução de ações relativamente simples, baseado em rolagens de dados de 3 faces (3d6). Ou seja, se você não gosta de fazer uma série de rolagens ou de rolar muitos dados o tempo todo, o GURPS 4ed por de ser uma boa opção para você.

Dica matadora para GURPS 4ed!

Existe um software que tem tudo de praticamente todas as expansões feitas para facilitar sua vida, ele é gratuito, está sendo desenvolvido ao longo de quase uma década, usa código opensource e funciona em vários sistemas operacionais: GURPS Character Sheet.

Conclusões a respeito de GURPS

GURPS 4ed não é um sistema amigável para todo mundo e exige um conjunto de gostos e necessidades específicas para ser a melhor escolha para sua mesa. Mas se escolhido no contexto certo é um sistema maravilhoso com muito potencial.

E eu já usei muito e renderam mesas muito divertidas. Mas requereu alinhamento e uma proposta clara para todos os jogadores.

Qual a sua opinião sobre GURPS como sistema e sobre o GURPS 4ed?

Outros artigos publicados por mim, aqui.

Quer saber sobre a história dos RPGs? Confira aqui.

Eilandril
Eilandrilhttps://www.orcnroll.com
Narrador e jogador de RPG há 15 anos. Estudante apaixonado por teatro e literatura fantástica.
RELATED ARTICLES

4 COMENTÁRIOS

Most Popular

Recent Comments

Aline Soares on Arca de Personagens: Breora
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Breno de Souza on Como criar uma cidade de RPG
Silvio Rodrigues Gouvêa on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Stefan Plinio Costa on Como criar um cenário de RPG
Andrei Serafim on Como criar uma cidade de RPG
maykon martins on Como criar uma cidade de RPG
Gabriel Vasconcellos Abreu on Episódio 1 – Podcast do Elfo Negro
Victor Aurius on Pais e filhos jogando RPG
Thiago Croft on Pais e filhos jogando RPG
Ulisses Cavalcante de Oliveira on Barda com todas as skills de Dungeons and Dragons