segunda-feira, abril 29, 2024
InícioTormenta20Os Segredos da Ficha de Tormenta20 para o Roll20 - Parte 01

Os Segredos da Ficha de Tormenta20 para o Roll20 – Parte 01

Com o lançamento da versão final do sistema Tormenta20, muitos de nós intensificamos ainda mais as nossas jogatinas de RPG. Caso você utilize a plataforma Roll20 para jogar, com certeza vai adorar este post, pois venho trazer a vocês os Segredos da Ficha de Tormenta20 para Roll20.

A maioria das pessoas utilizará a ficha de maneira simples, de maneira intuitiva, usando seus recursos básicos. Contudo, existem muitos recursos que podem ser utilizados por usuários mais experientes para agilizar e customizar seu gameplay.

Este post não é um guia para macros, pois existem muitos por aí. Ele se trata de um breve documento sobre as particularidades específicas da ficha oficial do Tormenta20.

As classes de Tormenta20 e suas muitas possibilidades são uma de suas coisas mais incríveis!
Os Segredos da Ficha de Tormenta20 para o Roll20

Sobre o Bug nas Rolagens de Ataque

É uma dúvida comum. Muitas pessoas se questionam se a rolagem dos ataques está errada, já que existem mais dados sendo rolados do que deveriam. Felizmente, esse comportamento não é um bug. Tudo está funcionando como deveria.

Mas por quê?

Isso se deve as limitações que o Roll20 impões às fichas comunitárias. Sem acesso à API (disponível para usuários Pro) não é permitido que a “ficha” acesse o resultados das rolagens. Portanto, não há como saber se o seu ataque foi um crítico ou não.

Dessa forma, todas as rolagens de dados possíveis são feitas ao mesmo tempo e o resultado apropriado é mostrado no template de rolagem no chat. Por exemplo, ao atacar com uma clava (1d6, x2), o jogador verá, se os dados 3D estiverem ativados, 3d6 sendo rolados. O primeiro d6 é o dano caso o ataque não seja um crítico, enquanto os outros 2d6 são o dano crítico. O template de rolagem irá mostrar o resultado apropriado a depender da rolagem de ataque.

Talvez você esteja pensando: “Mas e a ficha do D&D 5e? E a do Call of Cthulhu 7ed? Elas não precisam fazer isso!”

O Roll20 é uma plataforma privada, a “The Orr Group, LLC” quem define as regras. No caso destes sistemas mundialmente famosos, o próprio Roll20 desenvolve as fichas, tendo acesso a recursos que as fichas comunitárias não possuem. Basicamente liberando acesso a recursos da API para todos os usuários, nessas fichas específicas.

Ou seja, não existe bug algum.

Os Segredos da Ficha de Tormenta20 para o Roll20
Profecia e Ressurreição… Não deve ser fácil enfrentar este aí

Usando a Ficha para Tormenta20 no Roll20

Nesta sessão vou listar algumas observações e recomendações de boas práticas para tirar máximo proveito da ficha.

Nunca utilize sinais em campos que armazenam números

Valores como “-1” ou “+2” irão quebrar os cálculos executados pelas fichas. Se um número for POSITIVO não adicione seu sinal. Sinais negativos não causam tantos problemas, mas recomendo NUNCA utilizar o sinal no início, “0 – 1” é uma boa alternativa.

Se for necessário subtrair um atributo, utilize uma multiplicação por número negativo: “- @{for_mod}” irá quebrar as contas, enquanto “-1 * @{for_mod}” não.

Penalidades de Armadura

Mesmo que o material oficial se refira às penalidades de armadura como números negativos, por exemplo “-4”, preencha somente o valor numério sem o sinal. Assim, uma penalidade de “-2” deve ser preenchida como “2”.

Dano das armas

Como o dano crítico no Tormenta20 não multiplica o dano e sim adiciona mais dados de dano da arma, seus ataques devem ser preenchidos corretamente.

O campo “Dano” deve contar SOMENTE os dados de dano da arma.

Os demais bônus e dados extras devem ser preenchidos no campo “Dano Extra”.

Note que por conta dessa mecânica e de limitações do Roll20, todos os dados, incluindo os que seriam rolados em caso de crítico são rolados de antemão e exibidos se necessário.

Peso dos Equipamentos

O peso dos equipamentos é medido em quilogramas. Além disso, por limitações do Roll20, valores não inteiros devem usar  “.” e não “,” para separar sua parte inteira da parte decimal. Assim, “1,5kg”, deve ser preenchido como “1.5”, sem vírgula e sem a unidade.

Como utilizar macros para o Tormenta20 no Roll20?

Você pode utilizar macros e rolagens em todos os campos que contém descrições (e muitos dos numéricos também, mas não garanto).

Por exemplo, se sua habilidade der alguma quantidade de dano, você pode incluir uma rolagem no meio do texto, por exemplo: “Este ataque causa [[2d6]] de dano”. Tudo que estiver entre [[]] será tratado como uma rolagem, além disso, você poderá chamar macros e tabelas roláveis.

Os Segredos da Ficha de Tormenta20 para o Roll20
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Como utilizar tokens para o Tormenta20 no Roll20?

Na hora de associar atributos com tokens, tenha certeza de utilizar os atributos corretos. Para sua segurança, irei listar os melhores abaixo.

AtributoDescrição
vidaAo selecionar esse atributo a vida máxima do personagem (na barrinha acima do token) receberá o valor do campo vida_max (vidatotal + vidatemp)
manaAo selecionar esse atributo a mana máxima do personagem (na barrinha acima do token) receberá o valor do campo mana_max (manatotal + manatemp)
defesatotalSoma de todas as defesas do personagem

Aqui finalizo a primeira parte deste post, e espero ter colaborado ainda mais para a qualidade dos seus jogos, RPGistas. Nos vemos na parte 2!

Os Segredos da Ficha de Tormenta20 para o Roll20
Os Segredos da Ficha de Tormenta20 para o Roll20

Encontre outros posts da categoria RPG de Mesa aqui.

RELATED ARTICLES

14 COMENTÁRIOS

Most Popular

Recent Comments

Aline Soares on Arca de Personagens: Breora
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Breno de Souza on Como criar uma cidade de RPG
Silvio Rodrigues Gouvêa on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Stefan Plinio Costa on Como criar um cenário de RPG
Andrei Serafim on Como criar uma cidade de RPG
maykon martins on Como criar uma cidade de RPG
Gabriel Vasconcellos Abreu on Episódio 1 – Podcast do Elfo Negro
Victor Aurius on Pais e filhos jogando RPG
Thiago Croft on Pais e filhos jogando RPG
Ulisses Cavalcante de Oliveira on Barda com todas as skills de Dungeons and Dragons