domingo, abril 28, 2024
InícioLiteratura FantásticaEscárnio Espacial: Horror Cósmico e David Bowie em - O medo que...

Escárnio Espacial: Horror Cósmico e David Bowie em – O medo que surge com a noite

O que acontece quando uma criança fascinada por histórias, dinossauros, ciência e fantasia que cresceu brincando no quintal e na rua de casa se torna um adulto cheio de dívidas, problemas psicológicos, refém do capitalismo, comunista (de acordo com patriotas ensandecidos) e com uma aptidão para a escrita e ilustração? Para responder esta e muitas outras perguntas é que eu me apresento a vocês, queridos leitores! Eu me chamo Arthur Carvalho, sou ilustrador, escritor, professor de inglês e história e, algumas vezes na semana, vigia noturno. E é com esta multiplicidade sem sentido que venho até vocês com uma recomendação assustadora!

Ilustração David Bowie em uma roupa de astronauta
Imagem retirada do Pinterest.

“O medo é um dos sentimentos mais primitivos do homem e está relacionado ao instinto de sobrevivência e evolução da espécie. É uma sensação desagradável desencadeada pela percepção de perigo, real ou imaginário. O medo é um meio de prevenção que nos ajuda a pensar nos riscos e nas consequências. Um estado de alerta extremamente importante e necessário para prezar pela nossa segurança. É uma função saudável do comportamento humano que às vezes confrontamos pelo excesso de confiança, e quando se rompe essa barreira, o desfecho se torna impreciso e mortal…”


-James Gallagher Junior

Uma antologia assustadora

O Medo que surge com a Noite é uma antologia de terror organizada pelo querido James Gallagher Junior, lançada com o selo da Editora Carnage neste mês de janeiro e que está agora mesmo à venda no site da UICLAP. A antologia foi pensada como uma forma de reunir diversos autores com contos de terror dos mais diversos, tendo sua versão Dourada e Prateada.

A antologia foi dividida devido ao alto número de contos enviados para o concurso, porém, a única diferença entre as edições (além de terem contos e autores diferentes em cada uma delas) são os detalhes dourados e prateados que adornam a capa.

Sozinho, é possível ouvir até o zunir de uma mosca, buscando uma saída da cabine fechada. Com um movimento rápido, sua mão vai de encontro à vida da pequena criatura, poupando-a de mais tempo de existência. O barulho de sua palma no teto da cabine o traz à memória o som de passos, alguém entrou em sua casa. Será a visita que ele tanto espera?”

Escárnio Espacial se encontra na Edição Prateada. É meu primeiro conto publicado e apresenta a história de um homem chamado Thomas que, no ano de 1969, fará a primeira viagem ao espaço. O pioneiro a quebrar a fronteira entre o aqui e o além, entre o agora e o depois.  Sendo assim, acompanhamos o seu conflito entre desejo, memória e realidade, enquanto o astronauta finalmente descobre que lá em cima reside não apenas o desconhecido, mas também o que já foi descoberto em seu íntimo.

Capa do livro - O medo que surge com a noite. Livro de Horror Cósmico.
Capa do livro – O medo que surge com a noite

“Ele vai tendo lampejos de realidade, lembranças e delírios conscientes à caminho do seu destino que ele, hora teme que seja o final, hora torce para que realmente o seja.”


-Patrick Alves

Sobre o conto

O conto traz uma pitada de horror cósmico para a narrativa e é bastante inspirado nas músicas de David Bowie, em específico na canção Space Oddity. O excêntrico cantor britânico compôs a música em 1969 e, anos depois, ele admitiu em uma entrevista à Performing Songwriter que “Na Inglaterra, sempre presumiram que essa música foi escrita sobre a chegada da humanidade à Lua, porque a música saiu quase simultaneamente, mas na verdade, não foi isso […] Eu escrevi porque fui assistir a 2001: Uma Odisseia no Espaço e achei maravilhoso. Eu estava meio fora de mim, fiquei muito chapado e então fui assisti-lo várias vezes seguidas. Foi uma revelação. Isso fez a música fluir”. O personagem de Bowie também está presente em algumas outras músicas do cantor, como em Ashes to Ashes, onde ele se revela um viciado em heroína e em Hallo Spaceboy, embora nesta canção seu nome não seja citado como na primeira.

“É como se falasse sobre crescer e deixar de ser quem se é. Mas ao mesmo tempo sobre a morte do nunca-ter-sido”


-Alexandre Araújo

O meu propósito, portanto, era transformar o “Major Tom” em um personagem real, crível, com falhas, pecados, desejos e promessas. Thomas, o astronauta, vai ao espaço por escolha, mas nem tudo em sua vida seguiu esse mesmo caminho. Cercado por uma sociedade cheia de preconceitos, ele se vê encurralado e abafado o tempo todo, como se sentisse dentro de uma cabine de um foguete em direção ao espaço infinito. O que há por lá? Gostaria de convida-los a lerem e descobrirem.

Além do meu conto, ofereço a vocês, leitores, uma interpretação da música Space Oddity realizada pelo próprio David Bowie em um vídeo promocional chamado Love You Till Tuesday. Entendam o mesmo como uma complementação do conto, se assim desejarem.

Música Space Oddity – David Bowie

Conclusões e indicações

Além de Escárnio Espacial, a antologia na Edição Prateada conta com mais trinta e oito contos de outros trinta e oito autores que, assim como eu, se inscreveram nesta antologia incrível com histórias cheias de terror, originalidade, medo e suspense. Vale lembrar, também, que na Edição Dourada há a mesma quantidade de outros contos e autores para vocês conferirem! Caso tenha gostado do meu conto e queira acompanhar mais escritos meus, favorita o Orc & Roll no seu navegador para ler mais publicações como essa e me segue pelo Instagram arthur_sauro para conhecer um pouco mais de mim e do meu trabalho.

Mais publicações minhas, confira aqui.

Arthur Carvalho
Arthur Carvalhohttps://orcnroll.com
Ilustrador, Escritor, Sonhador e Professor de Inglês e História.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments

Aline Soares on Arca de Personagens: Breora
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Breno de Souza on Como criar uma cidade de RPG
Silvio Rodrigues Gouvêa on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Stefan Plinio Costa on Como criar um cenário de RPG
Andrei Serafim on Como criar uma cidade de RPG
maykon martins on Como criar uma cidade de RPG
Gabriel Vasconcellos Abreu on Episódio 1 – Podcast do Elfo Negro
Victor Aurius on Pais e filhos jogando RPG
Thiago Croft on Pais e filhos jogando RPG
Ulisses Cavalcante de Oliveira on Barda com todas as skills de Dungeons and Dragons