quarta-feira, maio 15, 2024
InícioRPG de mesaRPGs para viver uma aventura Cyberpunk!

RPGs para viver uma aventura Cyberpunk!

Se você não estava em um dungeon nos últimos anos, sabe muito bem que nos próximos dias estaremos recebendo para as principais plataformas de games do momento um jogo que promete revolucionar a indústria, seu gênero (ele tem mais de um eu acho!) e seu estilo: Cyberpunk 2077. Aqui iremos conhecer indicações de RPGs para viver uma aventura Cyberpunk!

Falando do game, ele é um RPG eletrônico de ação com mundo aberto e tiro em primeira pessoa. Apesar de particularmente não ser um fã dos jogos em primeira pessoa, sabemos que seu aspecto RPGístico é muito chamativo e além disso, todos estamos loucos pois a temática Cyberpunk é a base fundamental do seu estilo.

Este estilo que surgiu como uma ramificação da Ficção Científica na década de oitenta arrebatou o mundo e as mentes dos incautos aventureiros que ousavam percorrer suas páginas, os transportando para mundos decadentes com alta presença de tecnologia, focados na integração entre homem e máquina, muitas vezes com abordagens a temas complexos sobre onde a humanidade se posiciona em um cenário onde suas bases podem ser alteradas em sua essência.

O termo foi cunhado com a publicação do romance Neuromancer, de William Gibson em 1984, concentrando e definindo em si as características que eclodiam de algumas mentes mesmo nas décadas de 60 e 70.

A diferença de classes e suas consequências são uma constante. A vida é abundante, mas vale bem pouco. É totalmente substituível. Sobreviver é uma palavra de ordem, seja a qualquer custo ou não. As inteligências artificiais são uma realidade, e a realidade muitas vezes avança sobre fronteiras que vão além de seus limites.

Se você gosta e é influenciado por obras como Blade Runner, Vingador do Futuro, Altered Carbon, Ghost in The Shell, Matrix, Cowboy Bebop, Akira, Serial Experiments Lain, Deus Ex, Far Cry 3 e muitas outras espalhadas por filmes, séries livros e games, este é o seu post!

Em preparação para a chegada de Cyberpunk 2077, trazemos a você uma lista com alguns dos principais jogos pra você se divertir na profunda e muito imersiva dinâmica Cyberpunk!


GURPS Cyberpunk


Como eu sou das antigas, trago aqui um RPG que conheci na adolescência e com o qual passei horas e horas de boa diversão. GURPS significa Generic and Universal Role Playing System (ou Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis), e como seu nome indica, utiliza seu sistema para emular diversos tipos diferentes de aventuras, dentre as quais todo um famoso conjunto de suporte para o excelente e bem conceituado Gurps Cyberpunk.

Uma das primeiras opções disponíveis do tema em RPGs, apresentou muita qualidade descritiva em um cenário denso e vivo, onde as vidas são meras sombras do que já foram em outras eras, sofrendo grande impacto pela alta presença da tecnologia e a interação entre o ocaso das liberdades individuais e a dualidade entre realidade física e realidade virtual.

Alguns dos elementos disponíveis na leitura do material eram tão bem construídos que é conhecido o fato de que em 1990 o FBI chegou a invadir as instalações da editora Steve Jackson Games e confiscaram todos os seus computadores, pois chegaram a conclusão de que o material Gurps Cyberpunk poderia ser usado como fonte inspiradora para crimes virtuais. Sério!


Starfinder


Um dos pontos altos de Starfinder para mim é a temática onde a tecnologia avançou tanto que se misturou à magia transformando a sociedade e moldando-a.

Sou fã do gênero Space Opera, e aqui a ordem é muita ficção científica de qualidade ancorando excelentes aventuras através da galáxia.

O RPG é muito bem servido de profundidade em seu cenário, que remonta até milhares de anos antes em sua contrapartida medieval fantástico, o Pathfinder. Com isto, toda uma carga evolutiva é trazida para este RPG, permitindo muitos tipos de histórias diferentes através dos sistemas solares.

Apesar de levar as aventuras ao espaço, a temática Cyberpunk é facilmente aplicável aqui através do sistema, com todas as suas nuances, e ainda podendo extrapolar os limites das aventuras de uma maneira ainda mais ampla. Cyberpunk é sobre os dilemas que os personagens enfrentam relacionados aos limites da tecnologia em si e no meio. Adicionando novas camadas como confrontos alienígenas, guerras interplanetárias, organizações que dominam planetas e sociedades milenares, temos um universo de possibilidades incríveis para uma boa história Cyberpunk!


3D&T


Mais um sistema da escola generalista, diferente do GURPS Cyberpunk que possui um cenário com bases definidas, o nosso querido representante do RPG nacional 3D&T possui regras onde podemos jogar em praticamente qualquer tipo de aventura! E esta é a dica aqui.

Com suas regras que permitem múltiplas possibilidades, todo o peso de construção do cenário fica na responsabilidade dos mestres, mas isto na verdade pode ser algo muito bom.

Com muito material e opções, existem diversos suplementos disponíveis e se você desejar uma base de cenário, alguns dos suplementos mais legais para dar suporte a sua aventura podem ser o Megacity e o Megacity Manual do Aventureiro, dois livros que detalham um cenário específico com todo tipo de heróis e vilões, muitos dos quais presentes ou adaptáveis à cultura Cyberpunk, além de muitas novas possibilidades!

Em uma realidade onde a tecnologia quebra limites, você pode criar uma aventura em estilo Cyberpunk com o foco que escolher. Quer uma aventura dentro da Matrix? Sim! Uma história de contraespionagem industrial? Sim! Um embate poderoso entre guerreiros ciborgues de uma galáxia distante que invadiram a terra e heróis que adquiriram poderes através de um vírus alienígena? Sim!

Acho que você já entendeu… rsrsrs


Kuro


Claras influências de mangás e animes, uma boa dose de horror e a presença de profundos aspectos orientais, tudo isso em um RPG cheio de personalidade e permeado pelo sempre envolvente tema Cyberpunk tornam este sistema uma experiência sem igual.

A característica melancólica e muitas vezes sufocante da cultura japonesa nos conduz a um mundo onde o oculto, o desconhecido e o misterioso nos aguarda a cada esquina, e sobreviver talvez seja menos importante do que desvendar o próximo mistério.

Entidades espirituais do folclore japonês estão distribuidas aos montes pelas páginas de Kuro, e eles são os algozes aqui. O sobrenatural é real, tão palpável quanto a tecnologia, mas com certeza muito mais difícil de compreender e alcançar. Religião, política, sociedade, crime, honra, ética, tudo isto se choca neste caldeirão pronto pra explodir que emerge do que sobrou do Japão no isolamento que se seguiu à uma ação militar internacional contra o país, que atualmente sofre imerso em algo sombrio e perturbador que altera a atmosfera e se revela a cada esquina.

Imperdível!


Shadowrun


Imagine se você pudesse unir todos os elementos encontrados na Fantasia Medieval Fantástica como suas raças características, magia e muito mais com tecnologia e modernidade, dentro das bases de uma temática Cyberpunk?

Imaginou? Então talvez você tenha se aproximado de Shadowrun, um dos pilares elementais do estilo Cyberpunk dentro do RPG, que definiu conceitos e expandiu horizontes.

Megacorporações mais poderosas que países, governos corrompidos, ciência deturpada, tecnologia alterando a fisiologia humana e a internet como uma nova fronteira a ser explorada e dominada. Todos estes são elementos deste jogo, onde andar nas ruas é um ato de coragem dependendo de onde você está e de como você está bem servido em armas ou magias!

Em sua 5ª Edição, este RPG criado em 1989 é a pedida se você está buscando histórias cyberpunk com alta carga de fantasia e criminalidade, com presença de conspirações, um pouco de terror e talvez alguma espionagem.

Diferente das outras opções aqui, Shadowrun é tão difundido na cultura pop que alcança também os games, produzindo excelentes obras que com muita imersão, são reconhecidos como excelentes jogos distribuídos em diversas plataformas.


Retropunk


Saindo um pouco do lugar comum das outras opções neste post, se você está mais focado ou focada em um estilo de RPG narrativo, temos uma maravilhosa surpresa em lançamento pela nossa parceira Retropunk Publicações, se tratando de um RPG com nome homônimo!

Retropunk é um RPG onde você assume um lado, A Resistência, e decide fazer a sua parte na luta contra megacorporações que anseiam ou já alcançaram a dominação das liberdades individuais dentro de uma sociedade em declínio e deturpação.

Seu maior diferencial é ser um jogo retrofuturista, e isso significa relembrar como a ciência e a tecnologia dos anos 80 e 90 especulavam que nossas vidas seriam no futuro.  

Este é um jogo onde a fronteira do real e do digital se confundem por meio de um neurochip implantado em seu cérebro ao nascer. Com isto, as pessoas podem ir além do que entendemos hoje como realidade aumentada, mas com um grande custo.

Após hackear este chip de maneira bem-sucedida, você se transforma em um anátema do sistema, alguém que luta para o fim da opressão das grandes corporações que governam o mundo, sendo em si, uma pane no sistema, um Defeito que precisa ser corrigido, claro, aos olhos de seus opositores.

Com sistema simplificado e três classes disponíveis, esta liberdade narrativa é muito bem ancorada em um sistema que permite uma grande customização e personalidades marcantes para seus personagens dependendo apenas de sua criatividade.

Aqui fazer alianças é vital, mas em um mundo como este, em quem você pode confiar?


Let’s Roll!

Bem, mesmo depois de tantas opções, ainda podemos ter esquecido algum excelente RPG que você conheça, então contem pra gente quais são eles!

Venha com a gente embarcar no trem do hype para este jogo esperadíssimo e não deixem pra depois uma partida de RPG memorável nesta temática que há tantos anos nos arrebata para realidades interessantes onde podemos lutar contra inteligências artificiais, reis do crime, grandes corporações, alienígenas, orcs, ou tudo aquilo que a gente possa imaginar!

Imagem do Game Cyberpunk 2077


Créditos de Imagem:
*Todas as imagens são propriedade das respectivas editoras de cada publicação e todos os seus direitos são reservados às mesmas.

Veja outros posts de NtDream aqui.

NtDream
NtDream
Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments

Aline Soares on Arca de Personagens: Breora
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Breno de Souza on Como criar uma cidade de RPG
Silvio Rodrigues Gouvêa on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Stefan Plinio Costa on Como criar um cenário de RPG
Andrei Serafim on Como criar uma cidade de RPG
maykon martins on Como criar uma cidade de RPG
Gabriel Vasconcellos Abreu on Episódio 1 – Podcast do Elfo Negro
Victor Aurius on Pais e filhos jogando RPG
Thiago Croft on Pais e filhos jogando RPG
Ulisses Cavalcante de Oliveira on Barda com todas as skills de Dungeons and Dragons