segunda-feira, abril 29, 2024
InícioLiteratura FantásticaMutantes e Malfeitores: Flertando com Robôs Gigantes - Parte 02

Mutantes e Malfeitores: Flertando com Robôs Gigantes – Parte 02

Bem amigos, assim como eu declarei na primeira parte (Veja aqui) continuarei a descrever minha iniciativa em montar um cenário Sci-Fi, uma aventura de Alta tecnologia, com foco militar, e tendo como base as amadas séries de Anime japonesas de MECHAs, tais como GUNDAM e MACROSS.

Utilizo o sistema de RPG Mutantes e Malfeitores e seu módulo Mecha e Mangá como base para as regras, e o motivo eu explico na postagem anterior. 

Lembrando que você pode se apropriar das idéias e conceitos abordados aqui, e até modificá-los, se quiser utilizá-los em sua mesa de jogo. Caso queira reproduzir este material, por favor dê os devidos créditos e insira um link para a postagem original. 

Um mundo de humanos…

Uma coisa que me chama bastante atenção em séries deste tipo é que apesar da presença de elementos tão magníficos como estes colossos de tecnologia, sempre existe espaço para o desenvolvimento de personagens, que muitas vezes no início das séries não possuem nenhuma habilidade específica mas no decorrer do enredo adquirem capacidades importantes dentro do ecossistema em que vivem.

Tendo isto em mente, dentro do enredo que escolhi para a minha aventura de alta tecnologia, os personagens jogadores começarão em uma era atual, exatamente como esta em que vivemos, jovens comuns que vivem suas vidas, tendo objetivos definidos ou não, lidando com seus problemas.

O objetivo é desenvolver e por consequência definir a personalidade dos personagens, dando a oportunidade de fazer isto aos jogadores. Séries japonesas de MECHAS possuem bastante drama e escolhas morais sérias, e sem um aprofundamento de personalidade, as escolhas feitas se assemelharão a um conjunto desconexo de atitudes sem sentido.

– Personagens jogadores iniciarão a aventura com 75 pts de poder, ou NP 5.
  Segundo os padrões de aventura de alta tecnologia do Mutantes e Malfeitores, este é um nível baixo (o comum seria entre NP 10 e NP 15, mas isso explico adiante)

Um grupo comum de personagens de série de MECHA tem entre 4 e 6 integrantes principais, e mais todo o elenco de apoio. E sim, normalmente o elenco de apoio é grande, e apesar de não terem o mesmo nível de importância, a maioria possui profundidade semelhante, e isso é um dos charmes desta série: Personagens memoráveis.

Alguns detalhes importantes

Isso gera bastante trabalho para um mestre que queira uma aventura de alta tecnologia deste tipo, pois conforme a aventura progride, novos elementos surgem, tais como o exército/organização da qual faz parte e toda a cadeia de comando (insira líderes carismáticos aqui), a tripulação da nave a qual ele está alistado, membros do exército inimigo, organizações secretas, eventuais rivais e etc.

Mas a maioria destas coisas se apresentam no futuro apropriado e a aventura de alta tecnologia se inicia baseada na vida comum dos personagens.

Eu aconselharia uma semana na vida comum dos jogadores (independente de quanto tempo isso seja na mesa de jogo). Onde poderá delinear seu perfil e também utilizar como parâmetro para possíveis papéis na equipe que irá ser formada no futuro.

Uma coisa engraçada que aconteceu, quando iniciei este projeto de aventura de alta tecnologia (que infelizmente está parado no momento), foi que dois jogadores criaram fichas completamente diferentes. Como personagens de Animes são em imensa maioria jovens, limitei a faixa etária em 15 – 23 anos, e os dois escolheram margens opostas destes limites. 

As únicas restrições eram que eles fossem humanos (óbvio), sem nenhuma habilidade extraordinária, e com algum tipo de envolvimento militar em seu background, seja parentesco, conhecidos diretos ou alistamento propriamente dito (isto proporcionará veracidade a uma explicação no futuro).

Um criou um destemido jovem em seu início de vida, com interesses em mecânica e tecnologia. Somado a um inegável talento para confusões e algum treinamento em armas provavelmente vindo de tardes treinando tiros com um contato militar; e o segundo escolheu um jovem prodígio, que contrariado seguiu os desejos de seu pai militar linha dura, e se tornou uma das maiores promessas da medicina com apenas 23 anos.

Mas ao mesmo tempo…

Ele dava vazão a sua verdadeira paixão que eram os caças de combate, treinando e evoluindo como piloto em segredo. Após a morte do pai, e com sua carreira de médico estabelecida, se sentiu livre para dedicar totalmente seus esforços em sua nova empreitada.

Como podem ver, com este NP e estas restrições básicas, qualquer tipo de personagem interessante pode nascer. E esta é a intenção pois quanto mais diferentes os personagens, seus interesses e história de vida, mais contraste e atritos podem acontecer por conflitos morais, comportamentais e até de gerações.

E então virá o fim…

Não existiriam boas histórias sem os grandes problemas a solucionar, nem heróis sem uma necessidade que não possa ser diminuída por mais ninguém. 

Em todas as sagas, sejam de animes, cinema, livros ou games existe uma problemática que mantém a trama interessante e assim também é nas partidas de RPG. Neste cenário que estou montando (você reparou ou não que ainda não dei um nome?) tudo muda no fim desta fatídica semana de jogo onde os personagens surgem. Neste momento transformador, a história da humanidade começa a se definir entre antes e depois do Advento da Chuva.

Advento da Chuva

“Muito se diz daqueles primeiros anos desta nova era.”
“Muito se esqueceu daqueles primeiros anos desta nova era.”

 “Verdades ocultas jamais serão reveladas, mas existem os fatos que são conhecidos e alardeados como verdades”

  Em uma manhã de outubro de 2015, os céus do mundo que estavam iluminados pelo Sol, tingiam-se de um verde fluorescente e vivo. Era de uma beleza tão intensa e incrível, que aquilo só podia significar uma coisa. Problema. E sim, era um problema.

  Os estudiosos do mundo já sabiam a 3 anos. Coincidência ou não, foi no início de 2012 que detectaram que um gigantesco corpo celeste estava vindo em direção ao Sistema Solar. Por alguns dias houve falsa tranquilidade no coração dos cientistas, pois a trajetória do meteoro da escala de uma grande lua se chocaria com Júpter. Foi então que um jovem gênio apareceu com cálculos revisados e espalhou o terror antes vivido apenas em filmes.

  O meteoro se chocaria com Júpter. Mas pela velocidade atual, e a trajetória da órbita, as probabilidades de que estilhaços deste choque se dispersassem pelo espaço e alcançassem a Terra eram reais e confirmadas.

Passaram aquele ano inteiro trabalhando em alternativas de proteção da Terra, e quando chegaram ao limite, em 2013, o choque ocorreu. Estilhaços continuavam vindo em direção ao nosso planeta com diferentes diâmetros, alguns maiores até mesmo que cidades inteiras.

Ainda não havia forma comprovada de defesa para tantos projéteis. Mesmo com a união de todas as nações da Terra, neste meio tempo, o mundo continuou sem saber da medonha verdade. E na verdade, o mundo inteiro nunca viria a saber. Dali em diante seria cada um por si.

A ultra-nacionalidade

 Esse sentimento e a sobrevivência da Soberania das Nações se estabeleceu sem resistências nos países que possuíam recursos o suficientes para se precaver. Então governantes e familiares diretos, os ricos, os destacados socialmente, os necessários cientificamente e também algumas peças chave para a manutenção da raça humana representariam suas nações e o mundo. E deram início a planos secretos de auto-proteção.

  A mídia foi controlada. Qualquer vazamento de informação desaparecia sumariamente. O mundo continuou como se nada estivesse acontecendo até 2015.
  Paralelamente, abrigos subterrâneos eram projetados, instalados e abastecidos, e planos de evasão para a hora limite eram distribuídos. Revelar a verdade neste ponto significava a morte, amparada pelos poderes supremos adquiridos pelas nações tendo em vista a ameaça iminente. Mas ninguém pode compreender os limites da compaixão humana, e muitos morreram nos momentos derradeiros da sociedade que se conhecia.

  E então, na manhã de 15 de Outubro de 2015, pouco mais de 3 anos após a descoberta, os projéteis chegaram a Terra. Em diferentes tamanhos, devastando certas cidades, ou simplesmente arranhando outras, destruindo povos inteiros, ou poupando continentes de sua fúria, mas por 29 horas. Ou seja, mais de um dia, toda a superfície da terra sofreu com o que ficou conhecido como a Chuva Esverdeada, por motivo da cor que os corpos celestes produziam ao contato de suas propriedades minerais e gases com o atrito da nossa atmosfera.

 Quando os últimos estilhaços caíram, a humanidade havia parado de contar seus mortos.

Como previsto, os danos foram inimagináveis, mas ainda sim o planeta sobreviveu, ao custo de muitas vidas.


  Quando revelassem o fato de que por todo o mundo, uma elite escolhida sabia de toda a verdade, não era mais possível culpá-los. Eles detinham todo o poder restante. E em nome da sobrevivência e soberania de territórios, os governos restantes começaram a pacificar seus países pelo uso da força. Força esta que eles inteligentemente mantiveram sob controle.
  Este foi o início de violentos conflitos por todo o mundo e de guerras infinitas que arranham a história. Ficou definida como uma nova Era da Humanidade, a Era After Advent ou AA (Depois do Advento).

  Por alguns anos, estes conflitos sociais e territoriais abafaram uma verdade que transformaria a História Humana, talvez ainda mais do que o Advento da Chuva. Uma verdade antes presente nas produções culturais humanas, mas nunca levada a sério como possibilidade real.

Tudo o que você pode ver hoje em nosso planeta, o que te rodeia, assim como os limites que ele ultrapassou. Aquilo pelo qual ele guerreia com seus semelhantes, vem dos mistérios que desceram junto com a chuva de terror esverdeada que atingiu a Terra durante aquelas 29 horas.

E então?

Quer saber quais são estes mistérios? Fique ligado nas próximas postagens, onde você vai descobrir qual é o elo de ligação que permitiu um absurdo salto na tecnologia humana. Como os personagens podem se encaixar neste cenário totalmente diferente de nossa era atual? E claro, o que aconteceu com a sociedade humana nos primeiros e caóticos anos da era After Advent.  

  Não esqueça de comentar as informações colocadas aqui e que coisas interessantes você escolheria inserir no material! Quais rumos você escolheria para essa aventura de alta tecnologia? 

OBS: Deixei pistas de qual será o nome do cenário, vamos ver quem acerta!!! 

NtDream
NtDream
Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments

Aline Soares on Arca de Personagens: Breora
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Breno de Souza on Como criar uma cidade de RPG
Silvio Rodrigues Gouvêa on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Stefan Plinio Costa on Como criar um cenário de RPG
Andrei Serafim on Como criar uma cidade de RPG
maykon martins on Como criar uma cidade de RPG
Gabriel Vasconcellos Abreu on Episódio 1 – Podcast do Elfo Negro
Victor Aurius on Pais e filhos jogando RPG
Thiago Croft on Pais e filhos jogando RPG
Ulisses Cavalcante de Oliveira on Barda com todas as skills de Dungeons and Dragons